Islão cresce e já representa 25% da população mundial

24 de Junho, 2025

Nº registo 127957

Segundo o Pew Research Center, o Islão é atualmente a religião que mais aumenta globalmente, chegando a representar cerca de 25,6 % da população mundial , contra 28,8 % dos cristãos num processo demográfico que pode levar à paridade até 2050.

Texto de Vanessa Ezequiel Lopes

Um estudo divulgado em junho pelo Pew Research Center revela que, entre 2010 e 2020, o Islão registou o maior crescimento entre as grandes religiões. O peso dos muçulmanos subiu dos 23 % para os 25,6 % da população global, enquanto a adesão ao cristianismo decresceu 1,8  pontos percentuais, representando agora 28,8 %.
Este crescimento acelerado do Islão deve-se a fatores demográficos: em média, os muçulmanos têm uma idade jovem — cerca de 24 anos — e taxas de natalidade superiores à média global .
As projeções indicam que, se as tendências se mantiverem, a percentagem de muçulmanos poderá ascender a quase 31 % até 2050, aproximando-se do peso cristão, que se situará em cerca de 31–32 % . Em algumas estimativas, prevê-se mesmo que o Islão ultrapasse o cristianismo na segunda metade do século.


O estudo explica que o crescimento do Islão não se deve, principalmente, a novas conversões. Na prática, o número de pessoas que se converte ao Islão é quase igual ao número de pessoas que abandona a religião. O principal motivo para o aumento de fiéis é o facto de as comunidades muçulmanas terem populações mais jovens e mais filhos do que outras religiões.

Por outro lado, o cristianismo está a perder peso na proporção da população mundial. Isto acontece porque, em muitos países desenvolvidos, as comunidades cristãs estão a envelhecer e há menos nascimentos. Além disso, cada vez mais pessoas afirmam não ter religião.

VOLTAR
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram