Nº registo 127957
No dia 15 de junho, mais de 16 mil igrejas em Portugal, Brasil e pelo mundo uniram-se em oração pelo Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2025, com especial enfoque nos cristãos deslocados internamente devido à violência.
Texto de Vanessa Ezequiel Lopes

Imagem Portas Abertas
O tema do DIP 2025 foi “Forçados a fugir: cristãos deslocados por causa da violência pedem socorro”.
Segundo a Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2025, entre 1 de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2024, cerca de 183.709 cristãos foram forçados a abandonar as suas casas devido a ataques e perseguição, tornando-se deslocados internos.
Esses cristãos deslocados internos encontram-se em mais de 60 países, com os principais casos registados na Nigéria, Burkina Faso, República Democrática do Congo, Mianmar e Índia.
A iniciativa anual, promovida pela Portas Abertas, buscou sensibilizar a comunidade cristã global para essa dramática realidade, incentivando a intercessão e o apoio concreto a estas famílias em situação de vulnerabilidade.
O evento destacou testemunhos como o do pastor Sian, da Índia, que teve de fugir da sua comunidade devido a violência motivada pela sua fé.
A Igreja em Portugal teve forte participação, com inúmeras igrejas a inscreverem-se no site oficial para receber materiais de oração, testemunhos e orientações para envolver as suas comunidades.
Além da oração, o DIP pretendeu também aumentar a consciência pública sobre a perseguição religiosa e mobilizar a solidariedade entre cristãos em todo o mundo, reafirmando que a fé e a esperança persistem mesmo em meio às maiores adversidades.